com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

7 de abril de 2013

Ciber Gun Destroyer

Ciber Gun Destroyer
Scratchbuild 1.72 - 36x23x28 cm - modelo totalmente inventado e construído com peças soltas de diversas origens.
 
 
Scratchbuilt ou Scratchbuild
É uma modalidade de Modelismo que consiste na construção de um modelo, com ou sem escala a partir "do zero", ou seja, de matérias-primas e peças de PVC, metálicas, madeira, gesso, argila, polímeroou, borracha e até mesmo papel endurecido com cola, de diversas origens, ao invés de construí-lo a partir de um kit comercial, kitbashing ou comprá-lo pre-assembled.
Esta modalidade de modelismo, com cada vez mais adeptos,  torna-se mais original e criativa, pois não existem planos à partida que sirvam de modelo, embora se possam utilizar fotos com inspiração e futuras transformações.
A grande parte dos modelistas aderentes ao Scratchbuild vêm do modelismo tradicional com a compra, montagem, pintura e prováveis dioramas de kits comerciais.
Ao fim de uns anos, sente-se vontade de criar algo de diferente, e com o acumular de inúmeras peças soltas que sempre vão sobrando dos kits, começa-se inevitavelmente a entrar no “novo mundo”
Alguns puristas consideram que um modelo não deve ser verdadeiramente Scratchbuilt, a menos que todas as peças sejam feitas a partir de matérias-primas. No entanto a maioria dos modelistas considera um modelo que inclui peças de detalhes comerciais ou industriais como Scratchbuilt, visto a criatividade consistir em aplicar transformada ou não, determinada peça num conjunto, que só por si, isolada, nada representa, mas sim incluída num conjunto final harmonioso e que vai surpreender pela originalidade.
Outra das variantes é o aproveitamento de brinquedos de pilhas com iluminacões e sons, que inseridos num conjunto final, depois de transformados, ficam enriquecidos com estes fatores de luz e movimento.
 



JJ fotos
 

Sem comentários: