com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

15 de abril de 2013

ORECA 01 AIM

ORECA 01 AIM
24 Horas de Le Mans 2010
78º Circuit de La Sarthe
pilotos: Soheil Ayari (FR) - Didier André (FR) - Andy Meyrick (GB)

 Team Oreca Matmut -  categoria LMP1 - motor V10 atmosférico 5496 cc - 650 cv - pneus Dunlop - data da corrida 12 e 13 Junho 2010 - extensão/volta 13,626 km - á partida 56 carros - à chegada 24 carros.
 metal, escala 1:43-11 cm - base 8x15 cm - extras: faixas, base técnica.
 
 A Sociedade ORECA (Organisation Exploitation Compétition Automobile) foi criada em 1972 nas proximidades do circuito de Magny-Cours. O instigador desta empresa foi Hugues de Chaunac, uma personalidade omnipresente no desporto automóvel francês desde há muito anos. A Oreca implicou-se na preparação de inumeráveis veículos de competição por conta de muitas e variadas marcas: BMW, Mazda, Chrysler, Audi, Citroën, Saleen e outras. As suas participações acabaram coroadas com muitos sucessos, obtidos em várias categorias desportivas: é de lembrar a vitória do Mazda 787B nas 24 Horas de Le Mans em 1991; foi o único êxito de um carro japonês na história da grande prova de resistência.
 A Oreca também brilhou em ALMS, em FIA-GT e nos rallyes. Em 1987, a Oreca mudou de cenário, transferindo-se  para Signes, perto do circuito Paul Ricard. A compra da firma Courage, vinte anos depois, em 2007, deu à Oreca a categoria de construtor. Ao principio, a Oreca limitou-se a fazer correr o Courage LC70, mas fê-lo evoluir sensivelmente com todo o Know-how da sua equipa. Em substituição do motor ERA habitual do Courage, Hugues de Chaunac escolheu um V10 Judd 5.5 L atmosférico. Inscreveu dois carros nas 24 Horas de Le Mans 2008, que exibiam as cores da Matmut. Em 2009, a Oreca prosseguiu na sua ofensiva com o seu próprio nome, com o Oreca 01.
Desta vez, já não se tratava de um Courage LC70 transformado e rebatizado, mas de uma realização inédita. Foram dois os carros que participaram nas 24 Horas de Le Mans 2009 equipados com um motor V10 5.5 L fornecido, a partir de então, pela sociedade AIM. O melhor dos dois Oreca terminou na quinta posição. Joli vaticinou uma intervenção que se anunciava mais musculada para 2010. Em 2010, a Oreca explorou um 908 Hdi FAP que a Peugeot lhe confiou, o que não impediu a equipa com base em Magny-Cours e em Signes de prosseguir nos seus esforços com o seu próprio Oreca 01. O veículo utilizado em 2010 era uma evolução do modelo do ano anterior. A aerodinâmica da parte traseira foi revista e os pneus passaram a ser fornecidos pela Dunlop.
O motor manteve-se um 10 cilindros em V a 90º, um propulsor desenvolvido pelo grupo japonês AIM na base do V10 Judd. Fornecia 650 cv para uma cilindrada de 5496 cc. Outro Oreca 01 participou nas 24 Horas de Le Mans  2010. Exibia o nº 6. O começo da corrida foi movimentado para a bonita barqueta sempre pintada com as cores da Matmut (vermelho, amarelo, azul e branco). Teve vários despistes, o que deu origem a longos minutos de reparações e de controlos na box. Como resultado, a Oreca recuou na classificação e encontrou-se no 18º lugar. Felizmente, os seus rivais na categoria LMP1 também tiveram muitos problemas, o que ofereceu à Oreca uma nova subida na classificação. Finalmente, o carro nº 6 terminou a prova numa inesperada e esplêndida 4ª posição, atrás de três Audi R15 Plus. Deste modo, o automóvel francês classificou-se à cabeça dos “não-diesel”. Depois das duas primeiras provas do campeonato LMS, e a seguir a ter obtido o melhor lugar dos LMP1 “gasolina” em Le Mans, a Oreca decidiu abandonar a sua barqueta 01 para se concentrar na exploração dos Peugeot 908 HDI.
JJ fotos
Altaya
Youtube - Google

Sem comentários: