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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

18 de junho de 2012

F-104G Starfighter 1954







F-104G Starfighter 1954
Caça Monolugar de Ataque
versão: Jagdbombergeschwader 31 ( Esquadrão Caça-Bombardeiro) (JaboG 31) denominado “Boelcke” em honra do célebre ás alemão da 1ª GM.
Este esquadrão pertenceu à base aérea de Nörvenich de 1962 a 1983.

env. 6,68 m - comp. 16,69 m - alt. 4,15 m - autonomia 2623 km - v.máx: 2100 kmh - canhão 20 mm + 7 pontos fixação exteriores carga bélica 1814 kg + 2 dep. combustível nas asas - 1 trip. - teto serviço 16770 m - peso 6,4-13 ton - 1º voo 4 Março 1954.

Uma estrela que desvaneceu.
A origem deste caça a jacto, denominado “Missil pilotado” remonta a finais de 1951 em plena Guerra da Coreia. De facto, o engenheiro-chefe da Lockheed, Clarence L. Johnson, construiu este aparelho fundamentando-se nas observações dos pilotos do F-86 que participaram no conflito.

Estas conversas levaram Johnson a constatar o pessimismo que reinava entre os pilotos americanos, e as devastações originadas pelos MIG-15 norte-coreanos entre as forças aliadas da ONU.
O caça a jacto soviético era incontestavelmente superior ao F-86 Sabre em velocidade, teto de serviço e ascenção, mesmo com uma conceção menos sofisticada. Por isso, os Americanos viram-se obrigados a reagir.
O projecto de um novo caça de combate, suscitou o interesse dos altos-comandos da USAF.
O aparelho aliás venceu os projetos da Northrop Republic e North American.
Um projeto radical. Um dos aspetos mais surpreendentes deste novo aparelho eram as suas pequenas asas trapezoidais, direitas e de implantação média concebidas para o regime supersónico.
O F-104 foi o primeiro caça capaz de voar a velocidades superiores a Mach2.
A sua rapidez e velocidade ascensional deixaram todos espantados. No entanto, as suas prestações foram objeto de controvérsias desde o início: Paralelamente aos novos recordes do mundo que estabeleceu, o aparelho sofreu uma série de acidentes mortais, a ponto de os seus voos serem proibidos depois de alguns meses de atividade.
Este problema perseguiu-o como uma maldição durante toda a sua vida operacional.


Entre as suas vítimas mais famosas encontrava-se Iven Kincheloe, piloto de ensaios e ás da Guerra da Coreia.
O célebre Charles “Chuck” Yeager escapou por pouco à morte aos comandos de um F-104 especialmente adaptado para o treino de astronautas.
A sua entrada em serviço em nas forças aéreas de vários países, foi particularmente trágica.
A Alemanha perdeu cerca de 30% dos seus aparelhos e o Canadá 50%.
Contando com as várias versões, construiram-se 2575 exemplares do F-104.



Este avião foi empregue na Guerra do Vetname em missões de apoio e de superioridade aérea, sem se distinguir particularmente, até ser substituído em 1967 pelos famosos F-4 Phantom.
O Paquistão utilizou-o nos conflitos indo-paquistaneses de 1965 e 1971 (onde foi nitidamente inferior ao MIG-21 em combate de proximidade) e Taiwan por seu lado utilizou-o em 1967 durante os conflitos territoriais com a China.

JJ fotos
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