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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

2 de junho de 2012

F-86F Sabre 1958 - Portugal








F-86F Sabre 1958
Caça Bombardeiro Monolugar
versão: BA5 - Força Aérea Portuguesa
North American Aviation Inc. - USA

envergadura 11,31 m - comp. 11,45 m - alt. 4,50 m - autonomia 2454 km - v.máx. 1118 kmh - 6 metr. 12,7 mm + 2 misseis ar-ar + 2400 kg carga ofensiva ou 2 depósitos combustível extras para 757L cada - 1 tripulante - 1º voo em Portugal Agosto 1958 - peso 5,1-8,3 ton - teto serviço 15100 m
metal,escala 1:72 - 16 cm - extras: montagem trens e portinholas, base técnica

A arma da vitória nos céus da Coreia.
O primeiro caça americano de asas em flecha gozou de uma grande longevidade graças ao seu desenho versátil e adaptável.
Além disso, este aparelho teve um enorme êxito comercial e serviu nas forças aéreas de quase trinta países, inclusive Portugal.
Em plena Segunda Guerra Mundial a força aérea dos EEUU (USAF) emitiu uma discriminação para a construção de um jacto monolugar de caça de escolta e caça-bombardeiro diurno, de alcance médio e capaz de operar a grande altitude.
A 30 de Agosto de 1944 foi assinado um contrato com a North American Aviation para a produção de dois aparelhos experimentais, sob a designação XP-86.

O Sabre na Força Aérea Portuguesa.
Os North Americam F-86F foram os primeiros aviões com velocidade supersónica e asa em flecha. Começaram a chegar a Portugal em Agosto de 1958.
Os aparelhos foram colocados na BA2 na Ota, aguardando que as instalações da BA5 em Monte Real -construída de raiz para receber os F-86 - ficassem prontas, facto que ocorreu com a sua inauguração em Outubro de 1959.
Após o início dos conflitos armados em África em 1961, foi constituído um destacamento com oito aviões F-86 que descolaram do Montijo rumo à Base Aérea 12 em Bissalanca, na Guiné Portuguesa (actual Guiné-Bissau) com escala nas Canárias e na Ilha do Sal.
Nessa altura os 3800 km de distância representaram um recorde para a FAP e foram voados em 6 horas e 10 minutos.
A estadia originalmente deveria ser curta, mas acabou por se prolongar até 1963 devido ao agravar da situação de guerra nas colónias, altura em que por pressão da NATO e da administração dos EEUU os aviões F-86F Sabre foram retirados do teatro de guerra da Guiné.

JJ fotos
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