com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

2 de maio de 2012

Jaguar GR Mk.1/A - GB e França








Jaguar GR Mk.1/A
Monolugar de Ataque e Treino Avançado
SEPECAT - Breguet e British Aircraft Corp. - França/GB
versão: Royal Air Force

envergadura 8,69 m - comp. 16,83 m - alt. 4,89 m - autonomia 850 km - v.máx. Mach 1,5 -1593 kmh - teto serviço 13779 m - peso 7,7-15,7 ton - 2 canhões 20 mm + 5 suportes 4536 kg carga ofensiva + 1-2 depósitos suplementares, 1 central e 2 nas asas - 1º voo Setembro 1968
avião metálico, escala 1:72 - 24 cm - base: 9x17 cm - extras: Montagem trens e portinholas, base técnica.

O felino do céu.
O SEPECAT Jaguar é um aparelho polivalente de conceção franco-britânica, de manutenção facilitada.
Construiram-se cinco versões em função das necessidades das forças aéreas dos dois países.
A França desenvolveu uma versão naval, uma versão de treino avançado e uma versão de ataque, e o Reino Unido uma versão de treino e outra de apoio aéreo. O Jaguar em combate.
Os Jaguares franceses com base em Dakar (Senegal) foram os primeiros a estrearem-se em combate (em 1977, na Mautitânia, contra tropas sarauís da Frente Polisário).
No entanto, a sua intervenção mais importante teve lugar em 1981 no Chade, no quadro de apoio que a França concedeu à sua antiga colónia, confrontada com as forças rebeldes apoiadas pela Líbia (Operações Manta e Épervier). Nenhum dos Jaguares exportados chegou a participar na série de conflitos de finais do século XX. Assim, na altura dos breves confrontos entre o Equador e o Peru (conflito de Cenepa em 1995) entre a India e o Paquistão (conflito de Kargil em 1999) não se utilizaram Jaguar nas operações.
Os Jaguar da RAF e da Armée de l’Air foram massivamente utilizados na Guerra do Golfo. Estes aparelhos realizaram mais de 1000 saídas de combate na Guerra do Golfo sem sofrerem baixas, a não ser alguns impactos de projéteis antiaéreos.

JJ fotos
Google

Sem comentários: