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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

17 de maio de 2012

Vaillantte F1 1982 Turbo





Vaillante F1 1982 Turbo
Michel Vaillant - album “300 à hora em Paris »

V6-1492 cc – 650 cv - v.máx.: n/a - 0-100: n/a - peso 545 kg

 A era do turbo.
Entre 1977 e 1988 sob o impulso da marca francesa, os motores Renault aumentaram de potência até se tornarem invencíveis na Fórmula 1.
Os Vaillante não podiam ficar para trás nem manter-se afastados desta revolução. Este grande prémio de Paris, imaginado por Jean Graton, tem lugar em 1981, ou seja, no auge do turbo.
Na vida real os Renault passavam pela sua melhor fase, depois de terem revolucionado o conceito da F1 alguns anos antes.
Deste modo é lógico seguir a sua evolução que nos vai permitir compreender melhor como é que Michel Vaillant se encontra ao volante de um automóvel excecional e pode concorrer contra Alain Prost e o seu...Renault.
No início da década de 1960 o motor dos F1 estava limitado a 1500 cc mas para que a categoria se pudesse afirmar como “a disciplina rainha do desporto automóvel” – como é normal designá-la – era preciso torná-la mais atraente do que a dos grandes bólides de Sport Protótipos com motores muito potentes.

Assim em 1966 autorizou-se uma cilindrada até 3000 cc ao mesmo tempo que o regulamento também previu uma novidade: motores sobrealimentados, mas limitados a 1500 cc. Nenhum construtor embarcou nesta aventura, tanto mais que não tardaria a aparecer um motor que viria a fazer história nos circuitos durante anos, o V8 Ford-Cosworth de 3 litros.
Após a evolução dos Renault, chegamos à temporada de 1983 na qual Jean Graton imaginou este GP de Paris, com uma grelha de partida muito provavelmente composta apenas por carros com um motor turbo.
Os Vaillante de Michel Vaillant e Steve Warsos têm um motor turbo. Tendo em conta a reduzida cilindrada de 1500 cc os oito ou doze cilindros já passaram à história: seis ou mesmo quatro nos BMW – são suficientes.
À sombra deste Grande Prémio de França. que se disputa nas ruas de Paris, desenrola-se no album outra intriga: Michel Vaillant é suspeito de adultário! O nosso leal amigo sofreu um rude golpe: O Vaillante ou o seu piloto de sempre?

JJ fotos
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