piloto Michel Vaillant – album « 24 horas sob influência »
V10 - 5496 cc - 650 cv - v.máx:. n/a - 0-100: n/a - peso: 600 kg
metal 1:43-10 cm - base 10x16 cm - extras: Faixas, base técnica
A boca do tubarão.
Com a sua boca muito agressiva de tubarão e as “Brânquias dorsais” de neopreno, o Vaillante do álbum “24 Horas sob Influência” marca, sem dúvida, uma nova etapa na investigação estilística que sempre fez parte do universo das aventuras de Michel Vaillant. Uma vez não faz a regra e o Vaiilante que nos interessa não se deve a Jean Graton ou aos seus herdeiros do estúdio Graton mas a um designer, à frente de um dos prestigiados ateliers de design, do grupo Wolkswagen.
O belga Luc Donckerwolke afirma “Sem Michel Vaillant hoje em dia não seria um designer!. Se não tivesse descoberto este universo quando criança, não teria tido a ousadia de desenhar Vaillante”.
Embora hoje em dia tenha realizado o seu sonho e desenhe verdadeiros Lamborghini ou ainda os Audi de competição das 24 horas de Le Mans, foi para prestar uma justa homenagem que concebeu o Vaillante, o mesmo que no álbum tem de enfrentar os ultrapotentes Audi diesel; a propósito, trabalhar para dois concorrentes não coloca problemas de consciência? “Que vença o melhor” responde laconicamente o responsável pelas duas carrocerias.
Então qual das duas irá ganhar, a do mundo real ou a da BD...numa aventura de papel!
Desenhar os barulhos.
Desenhar um automóvel é relativamente fácil, mas desenhar um barulho!? Como é evidente, este é um dos desafios que a equipa de desenhadores de Graton tem de enfrentar nas aventuras de Michel Vaillant, Jean Graton explica: “No início fazia experiências: é preciso ter atenção não só às letras mas ao seu tamanho e à maneira como acompanham o carro no quadradinho. Mas aperfeiçoei a minha técnica. Por exemplo, quando um carro é ultrapassado as letras que lhe correspondem são claras, ao passo que as do que ultrapassa ficam a preto. No mesmo sentido, o barulho tem que seguir trajetória.
Quando as letras que representam o ruído, um “Vroap” ou um “Vrop” indicam um abrandamento ou pequenas acelerações, um “Vroum” uma aceleração e um “Vroar” um carro a todo o gás, As travagens são à base de “iiiiiiiii”. Quando às edições noutras línguas, confio nos tradutores” E quando ao motor a diesel? Talvez Jean Graton lhe encontre o principal defeito.
O o seu barulho é muito mais insignificante, menos musical e por isso no álbum o Audi tem que se contentar com um “Vrooo”. “Mas não tocámos no fundo!”, ri-se. “Será realmente triste quando os automóveis de corrida tiverem motores eléctricos!”
JJ fotos
Sem comentários:
Enviar um comentário