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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

18 de maio de 2012

MIG-31 Foxhound - URSS/Russia







MIG-31 Foxhound (Raposa Caçadora) - URSS/Russia
Caça Intercetor Monolugar
Mikoyan & Gourevich - URSS/Russia
versão: “8 Vermelho” do 174º Gv/AP (Regimento de Caça) “Boris Safonov” Base aérea de Monchegorsk 1995

envergadura 13,46 m - comp. 22,69 m - alt. 6,15 m - autonomia 1400 km com depósitos exteriores nas asas - v.máx.: Mach 2,83-3495 kmh - teto serviço 21000 m - 1º voo 16 Setembro 1975 - canhão rotativo GSh6- 23 mm + vários suportes exteriores para carga bélica + 2 depósitos exteriores combustível - peso 21,8-46,2 ton -
1 tripulante.

A última ameaça soviética.
Concebido durante o regime soviético por engenheiros dirigídos pelo lendário Rostislav Belyakov, o MIG-31 marcou a entrada da OKB MIG na era mais avançada da conceção aeronáutica.
Em meados dos anos 70 a URSS tomou consciência da importância do papel que iriam desempenhar os sistemas eletrónicos no domínio da aeronáutica em geral e dos aviões de combate em particular.
Nessa altura a força aérea soviética revelava um atraso considerável relativamente aos avanços tecnológicos das potências ocidentais.
Neste contexto a OKB MIG Belyakov lançou o estudo na base do MIG-25 Foxbat, de um intercetor capaz de neutralizar qualquer ameaça hostil – caça, bombardeiro ou míssil de cruzeiro – a alta e a baixa altitude.
Este objetivo concretizou-se na realização de um protótipo (Ye-155MP) construído essencialmente em aço com alguns elementos de duralumínio, titânio e materiais compósitos.
Além da configuração aerodinâmica e do impressionante grupo propulsor que garantiam uma velocidade ascensional muito elevada, uma boa manobrabilidade e mais potência o MIG-31 – a designação que o avião recebeu assim que se decidiu a sua produção em série – distinguia-se pelas suas capacidades de ataque.
O MIG-31 (Foxhound no código da NATO) constituiu uma melhoria notável relativamente aos velhos Tupolev TU-128P Fidler, Sukhoi Su-15/21 Flagon e aos MIG-25 PD/PDS Fosbat, em muito mau estado por causa dos seus muitos anos de voo supersónico e duras condições de estacionamento e manutenção nas regiões árticas.
O MIG-31 começou por ser proposto a todos os países que já possuíam os MIG-25 (Argélia, Índia, Líbia e Síria).
Em 2007 o governo de Damasco fez uma pequena encomenda de 8 unidades que foi anulada na Primavera de 2009.
O Cazaquistão foi um dos grandes clientes deste intercetor rápido, adquirindo 42 exemplares do modelo MIG-31 com 10 já modernizados na estandardização MIG-31BM. Moscovo também propôs o MIG-31 ao Peru mas o governo de Lima preferiu modernizar os seus MIG-29.
Com quase 23 metros de comprimento (prédio de 7 andares) e 6,15 de altura (prédio de 2 andares) o MIG-31 é a maior aeronave monolugar de combate do mundo.

JJ fotos
Google

2 comentários:

Unknown disse...

Belo trabalho com a montagem das fotos dessa miniatura. Tenho esse exemplar e junto com o Su-35 é um dos meus favoritos.
Impressionante como o G 91 fica pequeno perto desses gigantes russos.
Abraço.

José Justo disse...

Ói Adriano
Obrigado pelo comentário.
São na verdade dois "monstros" mesmo na escala 1:72.
O Fiat G-91 é minúsculo comparativamente, e penso que n'um hipotético voo rasante lateral, o Fiat desintegrava-se.
Não sei se sabia, mas os Fiat G-91 equipavam a nossa Força Aérea durante a Guerra Colonial 1961-74no antigo Ultramar Português, inclusive na esquadra da BA12 Bissalanca na Guiné Bissau.
Foi na Guiné que foram pela primeira abatidos em voo dois Fiat por misseis terra-ar do PAIGC.
Já visitei o seu Blog, que acho bom.
Um abraço