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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

4 de agosto de 2012

AS 42 Sahariana 1942 - Itália







AS 42 Sahariana 1942 - Itália
Raggruppamento Sahariano.
Deserto Tunisino - Janeiro 1943

4,5 ton - peça Breda 20 mm + 1 a 3 metr. Breda 8 mm - comp. 5,62 m - larg. 2,25 m - alt. 1,80 m - depósito 145 L (400 suplementares em jerrycans) - autonomia estrada 300 km (1500 com os jerrycans auxiliares) - v.máx.: estrada 80 kmh, mato 50 kmh - 4-5 tripulantes - sem blindagem.

A Camionetta Desertica Modello 42 geralmente chamada AS42 (por Africa Settentrionale) ou Sahariana, era um veículo de reconhecimento de longo raio de ação, desenvolvido pelo exército italiano no Norte de África.
O veículo foi totalmente pintado em cor de areia “Kaki Sahara”, enquanto atrás, acima da grelha que cobre o motor, o veículo era ornado por uma bandeira italiana, á laia de símbolo de identificação aérea.
À frente, bem como no guarda-lamas traseiro esquerdo, apresentava placas de matrícula brancas com as letras a vermelho e os números a preto.
O pequeno símbolo vermelho formado por um pavilhão e o número 6 que figura na roda sobressalente poderia designar o veículo de comando da unidade. Um veículo bem adaptado ao deserto.
A AS era um veículo de reconhecimento de longo raio de ação de fabrico italiano, inspirado nos camiões que equipavam o Long Range Desert Group britânico.
No início dos anos 1940 as unidades italianas espalhadas pelo teatro de operações do Norte de África foram duramente atingidas pelas incursões dos soldados britânicos do LRDG Grupo do Deserto de Longo Raio de Ação, que se infiltravam atrás das linhas inimigas para realizarem ataques-surpresa.
Como consequência, o Estado-Maior do exército italiano definiu as especificações de um veículo leve, rápido, capaz de transportar um armamento poderoso e de efectuar missões de reconhecimento de longo raio de ação, com uma grande autonomia logística.
O projeto que acabou por vingar dizia respeito a um protótipo da Viberti, uma empresa especializada na construção de veículos militares que trabalhava em conjunto com a SPA.
O primeiro protótipo ficou pronto em Junho de 1942 e a produção arrancou no mês seguinte. A configuração da AS42 era muito simples: o condutor e o chefe do veículo sentavam-se à frente; a parte central era reservada ao armamento e ao resto da guarnição, bem como ao seu equipamento e às munições; finalmente a parte de trás era ocupada pelo compartimento do motor .
Para limitar o peso do carro e para instalar o armamento a Sahariana foi coberta com uma capota de tela e não por um teto rígido.
Possuia um motor Fiat SPA ABM1 de 6 cil. com 100 cv, acoplado a uma caixa de velocidades com seis mudanças para a frente e marcha-atrás. Disponha de dois depósitos de 200 L cada, um á frente e outro atrás.
Para grande aumento da autonomia, transportava 24 jerrycands de 20L, quatro á frente e dez de cada lado, para um total de 80 L de água e 400 L de gasolina. As placas metálicas perfuradas fixas lateralmente serviam para desatolar o veículo, mas este acessório foi rapidamente abandonado.

JJ fotos
Altaya
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