5 de agosto de 2012
SU-76M 1942 - URSS
SU-76M 1942 - URSS
Bateria Autopropulsada do 2º Exército de Carros de Combate, integrado na 1ª Frente Bielorrussa.
Frente Leste, Fevereiro 1945 - URSS
10,6 ton - peça 76,2 mm + metr. 7,62 mm - comp. 4,90 m - larg. 2,73 m - alt. 2,20 m - autonomia: estrada 320 km, mato 250 km - v.máx: estrada 45 kmh, mato 30 kmh - 4 tripulantes - depósito 440 L - Blindagem máx. aço 16-35 mm.
Um carro de combate ligeiro metamorfoseado em grande caçador de carros.
O SU-76M era uma peça autopropulsada soviética polivalente, construída sobre o chassis do carro de combate ligeiro T-70.
O seu papel fundamental foi o de caçador de carros, em apoio às unidades de infantaria ligeira. No início, os SU-76 foram atribuídos a regimentos mistos de artilharia e distribuídos em grupos de quatro baterias, compostas por cinco veículos, mais um veículo de comando.
O engenho recebeu o seu batismo de fogo quando os dois primeiros destes engenhos – o 1433º e o 1434º - foram enviados, em Março de 1943 para a frente de Volkhov para participarem na libertação de Leninegrado (hoje S. Petersburgo).
Em 1944 quando os veículos caçadores de carros de combate baseados no T-34 ficaram finalmente disponíveis, a missão do SU-76 limitou-se ao apoio direto à artilharia, através da formação de baterias de dezasseis veículos automotores no seio das divisões de infantaria.
A peça do SU-76 era eficaz contra carros de combate ligeiros e os carros de combate médios alemães, e podia mesmo revelar-se perigosa para os carros de combate pesados se os disparos fossem dirigidos contra os seus flancos.
Como o seu calibre era demasiado limitado para blindagens densas, os soviéticos desenvolveram granadas especiais para aumentar a potência de fogo. Era um veículo muito discreto em virtude do seu perfil baixo, e relativamente silencioso em relação a outros blindados munidos de lagartas.
Graças ao seu reduzido peso e à fraca pressão específica exercida sobre o solo pelas lagartas, o SU-76 estava particularmente à vontade em terrenos moles.
Esta característica, principalmente explorada aquando da campanha para a libertação da Bielorrussia, em 1944, era muito útil para tornear as posições alemãs e atacar pelo flanco ou pela traseira.
Depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o SU-76M permaneceu ao serviço no exército soviético até ao início dos anos 1950.
O exército polaco recebeu 130 exemplares e os veículos fornecidos à Correia do Norte e à China participaram na Guerra da Coreia (1950-1953).
JJ fotos
Altaya
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário