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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

5 de agosto de 2012

M548 A1 1960 - US Army





M548 A1 1960 - US Army
11º Regimento de Cavalaria Blindada
Fulda - Alemanha 1979

6,9-12,8 ton - metr. 12,7 mm - comp. 5,85 m - larg. 2,70 m - alt. 2,68 m - autonomia: estrada 480 km, mato 350 km - v.máx.: estrada 65 kmh, mato 50 kmh - 3 tripulantes - depósito 360 L - blindagem de alumínio.

A “Mula de Carga” da família M113.
O M548 A1 pertence à grande família dos veículos blindados derivados do famoso blindado M113.
O papel atribuído originalmente a este engenho polivalente era o transporte de material para as unidades blindadas e mecanizadas, mas deveria sobretudo servir de transporte de munições para as unidades de artilharia autopropulsadas.

Depois da realização de vários protótipos, foram fabricadas versões específicas para o transporte de mísseis, mas foi apenas em 1960 que o exército americano publicou as especificações exigidas por um engenho capaz de transportar o radar de contrabateria NA/MPQ-32.
Assim nasceu o XM548 (X de protótipo) onde a guarnição era instalada numa cabine avançada servindo o resto do veículo de plataforma de carga.
Estava equipado com um motor General Motors 6V53 de 6 cil. de 212 cv, acoplado a uma caixa de velocidades Allison GMC TX 100-1 que oferecia três mudanças à frente e uma marcha-atrás.
O trem de rodagem, composto de cada lado por cinco rodas de marcha, por uma roda dentada motora à frente e por uma roda compensadora atrás, é destituído de roletes guia. Apesar das suas características, este modelo era igualmente anfíbio, pois as portas da plataforma de carga eram estanques.
A frente estava equipada com um guincho com capacidade de tração de 900 kg, e com cabo de aço com 70 metros.
No pano operacional, o seu “batismo de fogo” teve lugar durante a Guerra do Vietname.
Neste teatro de operações, os veículos de rodas não estavam adaptados ao transporte de combustíveis e de munições, dado o caracter rudimentar da rede de estradas, de modo que pareceu rapidamente necessário dispor de veículos com lagartas.
O M548 tornou-se estão indispensável para garantir um apoio às unidades blindadas nas zonas remotas, nomeadamente aquando das operações no Camboja.

No entanto, o número destes blindados enviados para o Sudeste Asiático, nunca foi suficiente, e os veículos enviados foram sujeitos a uma rude prova e eram mal conservados.
Depois da retirada americana em 1972 algumas unidades blindadas do Vietname do Sul utilizaram os seus M548 de uma forma bastante original, transformando-os em bocas-de-fogo de artilharia automotora graças à instalação na plataforma de carga de um obus de 105 mm rebocado, bem como duas rampas destinadas a facilitar a colocação da pesada arma no veículo.
O M548 seria utilizado mais tarde pelo exército americano durante a primeira Guerra do Golfo (1991-1992) e depois no conflito Iraquiano.
As Forças de Defesa de Israel empenharam-no em todas as suas campanhas, desde o início dos anos 1970 até aos nossos dias.

JJ fotos
Altaya
Google

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