com o zé 2

Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

4 de agosto de 2012

M36 Jackson 1944 - US Army





M36 Jackson 1944 - US Army
776th Tank Destroyer Battalion de apoio ao 7º Exército EEUU.
Batalha das Ardenas - Luxemburgo 1945

29 ton - peça 90 mm + metr. 12,7 mm - comp. 7,45 m - larg. 3,05 m - alt. 3,28 m - autonomia 250 km - v.máx.: estrada 45 kmh, mato 30 kmh - 5 tripulantes - depósito 730 L - blindagem máx. aço 10-110 mm.

O melhor Caça-Carros sobre chassis M4 Sherman. O M36 era o mais potente caça-carros norte-americano da Segunda Guerra Mundial.
Tal como muitos outros veículos blindados do exército americano, foi desenvolvido a partir do chassis do carro de combate M4 Sherman.
Quando o M10 se tornou obsoleto, o exército dos EEUU desenvolveu uma versão melhorada do mesmo, o M36 apelidado Jackson pelo britânicos, em homenagem ao lendário general confederado, Thomas “Stonewall” Jackson.
O engenho recebeu igualmente outro nome, Slugger, que significa “bastão de basebol”. Tendo entrado ao serviço em 1944, o M36 foi entregue aos batalhões de caça-carros das unidades blindadas e das unidades de infantaria que combatiam no teatro de operações europeu.
Sobre o fundo Olice Drab, foi feito um esquema de camuflagem provisório com tinta branca facilmente removível, para terrenos cobertos de neve.
O único símbolo tático visível é a estrela branca de cinco pontas.
Entre Abril de 1944 e Junho de 1945, 2324 exemplares do M36 saíram de fábrica, dos quais apenas 500 eram de construção nova, sendo os outros engenhos montados em chassis M10A1, ele próprio derivado do carro de combate M4A3 Sherman.
A principal modificação consistiu em substituir a torre original por outra de conceção mais simples, aberta por cima.
O casco estava dividido em três partes: o compartimento de condução na dianteira com o condutor à direita; o compartimento de combate (dominado pela torre) no meio, que acolhia o chefe de carro, o apontador e dois municiadores; e o compartimento do motor na traseira.
Tinha um motor General Motors Twin Diesel 6-71 6046.
Tratava-se na verdade de dois motores gémeos 6-71 montados em linha, com seis cilindros cada um, de 375 cv, acoplados a uma caixa de velocidades de cinco mudanças à frente e uma marcha-atrás.
A peça de 90 mm, disparava na maior parte das vezes granadas perfurantes a grande velocidade, capazes de perfurar uma blindagem de aço de 195 mm, inclinada a 30º a 350 m de distância.
Finda a Segunda Guerra Mundial, o M36 foi exportado para outros países, como a Bélgica, a Coreia do Sul, a França (que o utilizou no conflito indochinês, hoje Vietname), a Itália, o Paquistão (que o utilizou na guerra contra a Índia em 1965) e a Turquia.
O M36 foi igualmente adotado pelos países da ex-Jugoslávia, nomeadamente pela Croácia, no início dos 1990, aquando da Guerra da Independência, bem como pela Sérvia, que se serviu deles para simular alvos durante a campanha de bombardeamentos da NATO em 1999.

JJ fotos
Altaya
Google

Sem comentários: