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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

30 de agosto de 2012

Mitsubishi F-1 1975

Monolugar de Caça e Ataque
Força Aérea de Autodefesa do Japão
Mitsubishi Heavy Industries e Fuji Heavy Industries - Japão

envergadura 7,88 m - comp. 17,86 m - alt. 4,48 m - autonomia 2600 km - v.máx. 1700 km - teto serviço 15240 m - 1º voo Abril 1978 - Canhão automático rotativo tipo Gatling JM61 A1 Vulcan de 20 mm, com 750 projéteis; um suporte debaixo da fuselagem, quatro suportes debaixo dos planos e das extremidades das asas, para o transporte da carga ofensiva, que inclui mísseis antinave ASM-1 e ASAM-2; pods para rockets de 19x70 mm JLAU-3A, rockets RL-7 de 7x70 mm e rockets RL-4 de 4x125 mm; bombas Mk-82 de 227 kg e M117 de 340 kg, assim como as correspondentes versões guiadas por infravermelhos destes tipos de bombas; e até 3 depósitos externos de combustível.


O primeiro Caça Supersónico Japonês
O Mitsubishi F-1 foi o primeiro caça a jacto desenvolvido totalmente no Japão depois da Segunda Guerra Mundial.
Este jacto ficou a dever-se ao esforço conjunto da Mitsubishi Heavy Industries e da Fuji Heavy Industries.
Em meados do anos 1960 o Japão começou a estudar a possibilidade de poder contar com um jacto de dois lugares supersónico para instrução e treino que pudesse transformar-se numa versão de ataque a objectivos no solo.

Inicialmente, pensou-se que a opção mais prática para cumprir essa incumbência seria o fabrico sob licença de um modelo já operacional, como o norte-americano Northrop T-38 inclusive, o franco-britânico SEPECAT Jaguar, ainda em fase de desenvolvimento.
No entanto, após o fracasso nas negociações para a produção deste avião, o Japão resolveu apostar num modelo próprio.
As empresas Mitsubishi, Fuji e Kawasaki concorreram ao concurso, recaindo a escolha na primeira, em Setembro de 1967.
A proposta vencedora foi concebida pela equipa de projetistas dirigida por Kenji Ikeda. O contrato também incluiu a Fuji como principal firma subcontratada.
O voo inaugural do protótipo XT-2 teve lugar a 20 de Julho de 1971.

Acabaram por produzir-se 90 exemplares de série com a designação Mitsubishi T-2. Entres estes, 28 não estavam armados e os 62 restantes tinham a equipá-lo um canhão JM6rAr de 20 mm.
Um projecto Japonês
Os custos demasiado altos do programa do T-2 quase acabaram com o desenvolvimento previsto da versão monolugar de ataque, mas com alguma sorte, o cancelamento de outro programa para um novo avião de patrulha marítima disponibilizou os créditos necessários e, assim em 1973 formalizou-se o contrato para o seu desenvolvimento.


Produção de unidades
A produção total do F-1 fixa inicialmente em 160 aeronaves, ficou-se pelos 77 aparelhos por causa de cortes no orçamento.
Foram todos entregues à Força Aérea de Autodefesa do Japão, até Março de 1987.
O F-1 começou a sua atividade em Abril de 1978, ao substituir o veterano F-86 Sabre no 3º Hikotai (esquadrão) da 3º Kokudan (asa), com base em Misawa e, posteriormente em outras unidades como o 8º Hikotai da mesma asa, e o 6º Hikotai com base em Tsuiki, na província de Fukoka.
Ao longo dos anos o F-1 foi gradualmente substituído pelo mais moderno F-2 (um modelo partilhado entre o Japão e os EEUU, baseado no F-16C/D) e também pelo F-4EJ Kai Phantom II.
Prevê-se que os dois exemplares ainda em serviço sejam substituídos pelos F-2 nos próximos anos.


Mitsubishi F-1

JJ fotos
Altaya
Google

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