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Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"......Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, da beleza das nossas mulheres Portuguesas, das Artes e de locais por onde sirandei, de trabalhos que eu executei, e de outros que admirei.

4 de agosto de 2012

Leader Gengis Khan






Leader Gengis Khan
Michel Vaillant - album “O Fantasma das 24 Horas”
pilotos: Team Gengis Khan

V8-3993 cc - 455 cv - v.máx. 350 kmh - 0-100: n/a - peso 630 kg metal 1:43 - 9,5 cm base 10x16 cm.

Uma sombra fantasmagórica.
No final da década de 1960 os automóveis de resistência tornaram-se muito potentes e não há dúvida que o Leader, resultado de uma nova tecnologia, atingiu uma relação peso/potência excecional.
O autor revela no álbum que os Leader empregam ligas de metais desconhecidas pelas firmas ocidentais.
Aquando da sua misteriosa reunião o Leader diz a Michel Vaillant que: “Os nossos motores foram construídos com elementos desconhecidos de todos vós, os mais leves e os mais resistentes que se podem imaginar.

Por este motivo não há aquecimento, verifica-se economia de peso, de peças e de carburante.
Portanto, consequentemente, os reabastecimentos são menos frequentes!” “Ganho a vocês oito a dez segundos em cada volta! Termino a corrida com 20 a 30 voltas de vantagem sobre todos vós” Pulverizo os recordes! Varro-os literalmente! Ridicularizo-vos!” Que programa!...E que raio de cartão de visita.
Em “O Fantasma das 24 Horas” adivinha-se já a carga fantasmagórica que irá desenvolver-se noutros álbuns.
Por agora este aspeto é apenas um condimento de uma corrida muito famosa.
A capa começa logo por nos transmitir o ambiente: um fantasma ameaçador assusta um piloto durante a corrida.
No entanto o álbum começa de uma maneira perfeitamente normal: os treinos de abril das 24 Horas de Le Mans.
Três curiosos bólides vermelhos parecem sair da primeira página ao encontro do leitor: para surpresa de todos os especialistas - mecânicos, pilotos e supervisores - estes automóveis desconhecidos rolam a médias extraordinárias no circuíto de Le Mans. “Não pode ser!?” exclama alguém.
Mais adiante, Michel Vaillant responde ao seu amigo Steve Warson: “Que queres que eu diga”?! “Eles” são mais fortes do que nós!” Regressamos ao início destes treinos onde tudo se passa num ambiente de descontração até à chegada de quatro automóveis empurrados por mecânicos asiáticos e cujos pilotos são manifestamente mongóis.
Nas portas está escrito: “Team Gengis Khan”.

Depois os outros concorrentes, Porsche 907, Ferrari Ps Vaillante e outros, fazem-se à pista.
Os quatro bólides vermelhos Gengis Khan não tardam a realizar voltas a uma velocidade incrível.
Para estupefação geral são de longe os mais rápidos, apesar dos esforços repetidos dos Ford Mustang, Alfa Romeo 33, Chevrolet Corvette, Alpine A220 ou mesmo do exótico Hownet com turbina.
Todos estes belos automóveis muito bem desenhados - como Jean Graton costuma fazer -não conseguem dar uma resposta à altura e depois Michel responde afirmativamente a uma carta que o convida a deslocar-se à noite, à uma hora da manhã, à grande tribuna de Le Mans: ser-lhe-ão fornecidas informações acerca do mistério dos Gengis Khan!
O autor de banda desenhada Jean Graton é natural de Nantes, ou seja, vizinho de Le Mans, e os rugidos dos motores encheram-lhe os ouvidos quando o pai o levava às 24 Horas: “Há muito tempo que queria desenhar o circuito de Le Mans vazio, de noite, para mostrar o outro lado do cenário”.
Com efeito, Graton deslocou-se aí para tomar apontamentos e concretizar o seu desejo; só lhe faltava um fantasma! Estava encontrada a ideia de base para o futuro álbum e...já adivinharam, Michel irá encontrar-se com este fantasma!

JJ fotos
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JJ edição fotos

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